Primeiro Fórum de Neuropsiquiatria Geriátrica da Clínica da Memória

Postado em: 14.09.2016

fng-clinica-da-memoria

 

No dia 13 de agosto realizamos o Primeiro Fórum de Neuropsiquiatria Geriátrica da Clínica da Memória. No evento Diversos especialistas contribuíram para o mais qualificado debate sobre as mais recentes publicações, controvérsias e avanços no campo da neurociência, psiquiatria e geriatria. Nossa comissão cientifica se esforçou para incluir temas originais na programação com assuntos inspirados na vanguarda da pesquisa e do tratamento nos campos da neurodegeneração e de distúrbios do comportamento.

 

A primeira palestra, O cérebro e o tempo, ministrada pelo Neurologista Glauber Ferreira, discorreu sobre os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro e qual a sua relevância no atendimento de pacientes idosos.

fng1

 

 

fng2

Na palestra seguinte, Dra. Ianna Lacerda, geriatra, discorreu sobre a doença de grãos argilofílicos, uma forma comum de demência que afeta os idosos mais velhos. Foi abordado também um pouco da patologia das diversas formas de demência, incluindo tauopatias e outras proteinopatias.

 

 

A neurologista Rosivalda Marinho deu seguimento ao fórum relatando suas impressões do Congresso Internacional da Sociedade de Distúrbios do Movimento (MDS), ocorrido em Berlim, em junho desse ano. Diversas novidades sobre a pesquisa e tratamento de dist’rubios do movimento foram abordados.

fng3

 

 

fng4

Dra. Fernanda Maia, neurologista, foi próxima a falar, complementando as colocações da Dra. Rosivalda sobre o o Congresso Internacional da Sociedade de Distúrbios do Movimento (MDS), ocorrido em Berlim. Dessa vez o foco da discussão foi a doença de Parkinson e novos avanços

 

 

fng-coffe

Nosso coffee Break foi inspirado na dieta MIND, usada na prevenção da doença de Alzheimer. Trata-se de uma variação da dieta do Mediterrâneo, onde peixe, frutas e legumes tem um papel central na alimentação.

 

 

O neurologista Norberto Frota abordou o tema Metabolismo lipídico na Doença de Alzheimer, tema complexo e fascinante. O metabolismo lipídico cerebral foi detalhado e enquadrado em sua relevância nas doenças neurodegenerativas.

fng5

 

 

fng6

Encerrando as participações da manhã, o neurocirurgião João Paulo Mattos apresentou uma palestra sobre o tema Hidrocefalia de Pressão Normal. Um tema repleto de controvérsias. Sua experiência como neurocirurgião foi particularmente valiosa no debate.

 

 

No período da tarde, o neurologista Paulo Ribeiro abriu o ciclo de palestras com o assunto Microbioma, neurodegeneração e psiquiatria. Esse foi um dos temas mais complexos do fórum, mas que foi explorado com riqueza pelo levantamento extensivo de literatura e didática do palestrante.

fng7

 

 

fng8

Logo em seguida tivemos participação do Dr. Charlys Barbosa, geriatra, que veio fazer um resumo da Conferência Internacional da Associação Americana de Alzheimer (AAIC) realizado em Toronto, em julho desse ano.

 

 

O geriatra João Macedo deu seguimento colocando suas impressões sobre o Conferência Internacional da Associação Americana de Alzheimer (AAIC). Novos avanços foram discutidos.

fng9

 

 

fng10

O neurologista Pedro Braga abordou um assunto controverso: A doença de Parkinson como sendo uma doença infecciosa. Existem evidencias de que as proteínas envolvidas nessa doença comportam-se como um vírus. Esse tema foi explorado durante a aula.

 

 

fnpg

 

 

Encerrando o evento tivemos a aula do Dr. Lucas Sivestre, neurologista especializado em neuroimunologia sobre encefalites autoimunes. Esse é um assunto que tem recebido muita atenção da comunidade científica e representa um importante diagnóstico diferencial com encefalites infecciosas e psiquiatria.

Nossa intenção foi difundir o conhecimento, incentivar o debate e despertar a curiosidade de todos os médicos e profissionais de saúde que trabalham nos cuidados de pacientes portadores de doenças neurodegenerativas e psiquiátricas. Agradecemos aos participantes e esperamos contar com a participação de todos no fórum ano que vem.

 

 

Autor: Dr. Glauber Ferreira, médico neurologista na Clínica da Memória